quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Enquanto minha, Vida.




Por Vitalina de Assis.







Quem acompanha meu blog sabe que perdi minha amiga Ana Maria, em meus braços há poucos meses. Lidar com a morte de tão perto é algo que nos marca para sempre. Isto porque a morte é silenciosa, chega sem alarde e sequer sentimos sua presença. Nunca pensamos nesta possibilidade de fato, pois a esperança não abre mão do seu espaço nem mesmo quando fica evidente que a vida já foi ceifada.

Meus olhos viram sua vida esvaindo-se, e minha voz e mãos tentando segurá-la a todo custo, mas foi em vão. Não gritei como algumas pessoas gritariam, não soquei seu peito na esperança de reanimar seu coração e segurei minhas lágrimas. Não me atrevi a chorar no momento da passagem, pois se instalou uma reverência e um peso tão forte, que fiquei sem forças. Penso que quem parte, espera de nós, esta atitude em respeito. Um bebê chora ao nascer para evidenciar sua vida, e a Vida, quando se vai, deseja ir tranquila e serena. Quando a morte flerta com a Vida, ela toca, faz um afago e regressa sozinha, quem sabe feliz por permitir mais um tempo, um tempo de apreciação, agradecimento, aprendizagem, arrependimentos talvez, e acima de tudo, uma ímpar oportunidade de ser grato pelas mínimas coisas, pois são elas, as pequeninas coisas, que elevam o nosso espírito e nos aproximam mais do Criador.

Na semana passada visitei a rua onde morava Ana, parei em frente ao seu portão, pensei ter voltado no tempo, estava tudo igual. Seu carro na garagem, as luzes apagadas, pois já era noite e parecia dormir o descanso merecido após um dia de trabalho. Tive ímpetos de tocar a campainha e dizer que ainda estava cedo e que eu queria tomar um café com pão de queijo e ouvir sua voz do outro lado: oi menininha, entra aí, mas lembrei-me, ela não está mais entre nós. Um dia também não estaremos entre outros, e nós, tornar-se-á um vazio que não se preenche com memórias.

Estará alguém preparado para este vazio nós? Não saberia responder até senti-lo eu mesma esvaziando-me, e pode ser que nem assim o saiba, entretanto, a vida está aí preenchendo todos os vãos, se ocupando com o nosso bem estar e felicidade. Brinda-nos com o sol da manhã mesmo que seus raios estejam adormecidos, cobre de estrelas o nosso céu e nos embala em horas tranquilas ou quiçá, insones, e repete este ciclo por dias, meses, anos a fio, com uma ordem inabalável e sem exigir favores.

- Oi, bom dia, sou a Vida. Pode, por gentileza, expressar um agradecimento por esta primorosa manhã e por ter cuidado de ti, enquanto dormias?

Saúda-nos assim? Cobra a Vida por ventura, algum favor? Com um olhar de amor, se sente realizada ao ver-nos despertar a cada manhã, acompanha-nos neste novo dia, antevendo cada passo, cuidando de cada mínimo detalhe para que estejamos bem e felizes, embora saiba que a felicidade, somos nós que a elaboramos.
  
Houve dias de desatenção para com este milagre viver, e a culpa ficou por conta da tal rotina que nos adestra para dias iguais, afinal o que muda de domingo para segunda? A ordem dos fatores não altera o produto, não é assim? Dormir, acordar, trabalhar, trabalhar, faculdade, casa, filhos, e entre estes, quando possível, malhar, “yôgar”, meditar, dormir e começar tudo de novo.

Muito corrido para momentos de agradecimento e deleite pelo simples fato de respirar? Mas afinal, o que muda de domingo para domingo? Mudo eu, muda você e se espera que neste intervalo aprenda-se a ser agradecido. Agradeça a Deus pela preciosa vida que corre em suas veias a cada manhã e fazendo isto, encontrará infinitos motivos para seguir com esta prática e uma postura de gratidão, é a chave mestra que te abre os céus.

Gratidão é um sentimento que vestimos na alma e que desnuda nossa pele.


9 comentários:

  1. Não há fim para algo que não termina. Estou falando da morte! Nada se compara à libertação desse nosso pesado e opaco fardo corpóreo. Lançado em etérea forma, sua amiga foi habitar outra pátria. Tal qual disse el maestro " eu irei na frente e prepararei um lugar para vc!" . Confia Li, a fé te pede mais uma vez uma chance!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga um momento que certamente nos faz reflectir ,vivemos uma vida demasiada ténue onde seremos sempre tão pequenos perante a morte ,mas a nossa própria existência já é uma razão para lutarmos e agradecer cada momento que Deus nos concede ,que saibamos viver na simplicidade doando ao outro o nosso amor ,que possamos viver sempre em vez de sobreviver ,muitos beijinhos no coração felicidades

    ResponderExcluir
  3. Linda reflexão!!!! A morte não existe. Sua amiga voltou p casa. De onde saiu quando veio habitar um corpo material, grosseiro. Vamos ser sempre gratos à Deus pela oportunidade da vida , como vc mesma disse!!!!

    ResponderExcluir
  4. Só posso imaginar como deve ter sido terrível ver sua amiga morrer... Precisa de coragem para fazer o seu luto.
    Todos devemos agradecer à Vida por cada dia que passa.
    Gostei de ler o seu texto.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sei o que é perder quem se ama e por isso entendo sua angústia!
    Eu em 2014 ... encontrei a mãe sem vida ... e cuidei dela 4 anos!
    Em 2015 ... perdi a minha cadelinha ... uma companheira de 17 anos
    e morreu nos meus braços!
    Em 2016 ... perdi meu pai e cuidei dele 2 anos!
    mas a perda maior foi a de uma filha ... a primeira!
    Por isso ... posso desejar apenas que encontre forças para superar essa partida!!!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracinha, bom dia!

      O seu comentário abaixo foi para a caixa de spam, tomei a liberdade de trazê-lo para cá, seu lugar de direito.

      Lamento por todas estas perdas tão próximas, imagino a dor e a angústia por não poder fazer nada, a não ser, resignar-se. Sei também, sem sombras de dúvidas, que o bom Deus esteve e estará presente em cada momento de sua vida, dando-lhe forças e conforto.

      A virada aconteceu e graças a Deus, ainda estamos aqui. Tenha um 2018 muito feliz e próspero e sobretudo de muita inspiração e cuidados do Pai que te ama imensamente.

      Beijos querida, Deus te proteja sempre.

      Vita.


      Obrigada por ter partilhado momentos comigo!!! Num fugaz instante a passagem do ano é feita com alvoroço em: sonhos delineados … projetos traçados … vontade de recomeçar!!! Especialmente para si: todas as cores da VIDA … muita alegria para sorrir … muito momento para emocionar … alguma cumplicidade para partilhar … sucesso(s) para dividir e sobretudo AMOR para dar!!! em Enquanto minha, Vida.

      Excluir
    2. Espero que esteja tudo bem consigo pois há muito que não a vejo por aqui!!!
      Passando para desejar um fim de semana bem AGRADÁVEL!!!

      Se quiser passear por Gondramaz … uma aldeia de xisto:
      https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/gondramaz.html

      Se quer uma omolete saudável … veja a receita:
      https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/omolete-de-claras.html

      Aqui encontra recantos com que todos sonhamos:
      https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/01/recantos-de-leitura.html

      E para todos os que apreciam “poesia” … o meu “poetar”:
      https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/01/desta-janela.html

      Excluir
    3. Espero que essas forças tenham regressado!!!

      Florbela Espanca … em belo poema ao SOL POENTE:
      https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/02/sol-poente-de-florbela-espanca.html

      Artes com o coração … criatividade e bom gosto está de parabéns:
      https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/02/artes-de-coracao.html

      Vejam como bacalhau e ervilhas combinam na perfeição:
      https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/02/bacalhau-com-ervilhas.html

      E os meus passeios de fim-de-semana … tem sido por Coimbra:
      https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/02/passeio-de-um-domingo.html

      Para si que seja uma semana bem divertida!!!

      Excluir
  6. ho perso una persona a me molto vicina che amavo tanto e so cosa vuol dire, nessuno è mai preparato per questo. Molto bello quello che hai scritto, sono arrivata qui tramite amici in comune e sarà un piacere seguirti, un abbraccio

    ResponderExcluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.