quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A “VIDA” como ela é.

Por Vitalina de Assis.
(Postei no dia 02/12/10 em Colunistas yahoo, Alessandro Loyola)






Quero neste dia especial fazer um brinde à Vida. Um brinde a esta amiga companheira que tanto nos presenteia e nos surpreende a cada instante. Em alguns momentos é a amiga mais forte e capaz com quem podemos contar , e em outros, frágil e delicada! Por pouco não nos escapa pelos dedos. Quando isto ocorre, quando ela entra no jogo “vou deixar você agora mesmo” e logo nos surpreende voltando sorridente e revigorada, aprendemos no susto e no medo, a devolver-lhe o valor sonegado. Outras vezes não se aprende nunca, ou... o tempo... esgotou-se.

Desrespeitamos na , quando inadvertidamente acordamos pela manhã e não lhe damos sequer um bom dia. (Alguns nem enxergam aqueles que estão à sua volta, são os tais que pela manhã não se pode mirá-los, e gradativamente ao longo do dia vão melhorando.

Minha filha tem um amigo assim: “Não me olhe e nem fale comigo antes 11:00”, e aí, na hora em que voltam da escola, já é todo ouvido e sorrisos e ainda não se deu conta de que está na mira do “a minha vingança será maligna”! Ela jura que irá enquadrá-lo no “gelo” só para que possa provar um pouco de “si mesmo”. Se você também é assim... melhor rever sua postura.

Desrespeitamos na, quando a consideramos “uma qualquer” e não lhe damos o devido crédito e respeito, ou seja, somos displicentes, esquecemos que ela é efêmera , e sendo assim, cabe a cada um de nós sermos gentis o suficiente para que queira gozar de nossa companhia por mais tempo. Por vezes só lembramos de erguer-lhe um brinde de “eu te amo” em datas especiais: aniversário, boas festas e feliz ano novo. Somos assim com parentes, não é mesmo? Mas a vida sendo transitória, algumas vezes poderá se ressentir e jamais, deveríamos condená-la por isto.

Como é mesmo que “blasfemamos” contra ela? Tive um vizinho a “enfeitar” minha infância e que todas as manhãs, dias e horas em que lhe era permitido viver, enchia seus pulmões de um ar tão generosamente doado e lamentava em alto e bom tom: “Ah boresca! (não me pergunte que diabos é isto, nunca ocorreu-me perguntar-lhe) Esta Vida é boa, mas não presta”! Em outras palavras: Ofendia a “Vida” a cada encher dos pulmões. Não me recordo quando foi que a Vida cansou-se dele e de seu sacrilégio. Não quero alongar esta conversa, mas permita-me registrar o que a Vida realmente é:

A vida é assim mesmo! Sabe ser criativa, jovial, inesperada, amiga, turbulenta às vezes, mas especialmente fantástica! Cada dia que nos é permitido viver deve ser comemorado com requintes de "graças" e alegria. Como sempre digo : a Vida é o barato maior de cada ser humano, pena não darmos a ela,  o devido valor e respeito.

6 comentários:

  1. Boa noite Vitalina.

    Concordo com você em número, gênero e grau. A vida é um bem precioso e todos deveríamos aprender a tratá-la com respeito. Conheço pessoas que não dão a mínima até a verem escoando pelos dedos, alguns conseguem repensar e abraçar uma nova oportunidade, aí se redimem e percebem o quanto é bom viver.

    Tudo de bom para você e parabéns, você tem talento e uma excelente percepção das coisas.

    Abraços,
    Cristiano Neto.

    ResponderExcluir
  2. Vitalina,

    Agradeço por tão belas palavras e brindo à vida por sua generosidade para comigo e minha família. Te acompanho no colunistas yahoo e
    te dou a maior força.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. ALô Vitalina.

    Este texto foi ótimo para que eu reconhecesse que não tenho dado muito a valor a vida, muitas vezes a amaldiçoo por qualquer contrariedade. Decidi hoje fazer diferente.

    Abreijos.

    ResponderExcluir
  4. Ei vitalina.

    Excelente texto. Não conheço o amigo da sua filha, mas em pareço com ele, kk. Acordo com cara de poucos ou nenhum amigo, minha família reclama até. Vou tentar mudar isto, antes que vire vítima desta vingancinha maligna, kkk.

    ResponderExcluir
  5. Querida Vitalina,

    Um brinde ao seu texto e a sua sensibilidade. Você tem razão... Nem sempre olhamos a vida com a mesma generosidade que ela utiliza para nos olhar.

    Parabéns! Como sempre, maravilhoso.

    Bjs.

    Erica

    ResponderExcluir
  6. Lindo, Vitalina, parabéns!Realmente temos a terrível mania de não valorizar a vida...ás vezes nos sentimos mal sem nem saber o por quê e desanimamos...mal sabemos que ali na frente algo nos espera e respeitar e amar a vida é fator indispensável pra conseguirmos dar conta do que nos espera...pode ser coisa boa...ou não...ela tem várias surpresas!

    ResponderExcluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.