sábado, 4 de dezembro de 2010

E esse tal diário.

Por Vitalina de Assis.




Li em um artigo qualquer direcionado às mulheres, cujo autor afirmava que para mantermos nossa saúde mental e equilibrarmos as emoções, uma boa dica seria mantermos um diário e registrarmos ali fatos do dia, emoções da hora, sensações vividas que não deveriam se perder no "como foi que tudo aquilo aconteceu comigo"?

Registrar alegrias, dissabores, segredos inconfessáveis, "crimes" sexuais que se não matam energizam um bocado, de quebra levantam a auto estima e dão um trato na pele. Ainda em tempo, a receita de um bolo excepcional para uma tarde de sol e aquela "batida" "gengibrial" secreta e afrodisíaca e por aí vai uma lista interminável. Avança um pouco mais ao considerar tudo isto uma terapia funcional, grátis e sem a necessidade de marcar um horário a ser vencido pelo mesmo com a célebre frase:

- "Seu tempo acabou, marque outra hora com a secretária."

E o tal diário trancafiado a sete chaves e somente o "eu" a transitar por suas páginas, linhas e letras seria de fato funcional?

Analisei, repensei e cheguei a seguinte conclusão: Especificamente no meu caso odiaria me empenhar tanto, "orkutar" não em fotos exageradas, possudas, tolas e em cansativos depoimentos a "quem não possa interessar", mas em desenhos aleatórios desnudar minha alma, meus recônditos, minha intimidade e nenhum leitor a vista com olhar perscrutador a interagir entrelinhas. Fico doente só de pensar nesta ausência, mas folgo quando posso enviar por e-mails para alguém escolhido a dedo, meus segredos inconfessáveis.

Inconfessáveis? Que nada! O que fazemos às ocultas que não temos a necessidade moral de ao pé do ouvido relatar para alguém?

Pense comigo: Já fez algo e trancafiou a mil chaves e nunca sequer ousou pensar, para que nenhum espertinho a espreita lesse seus pensamentos? Acho improvável encontrarmos alguém neste planeta ou em outro que consiga tal façanha. Caso encontre algum desavisado rastreado por satélite e um tanto alienado, diga-lhe que está perdendo a nata das relações e inclusive, a oportunidade de fazer um delicioso biscoito, aquele que... desmancha na língua e nos enche de prazer. Língua... prazer... tudo a ver não é mesmo?

O que seria de nós meros mortais convivermos e não compartilharmos segredos?

Seja em diários inocentes cor de rosa carinha da Barbie, seja em diários não tão inocentes e por vezes assustador, mentiroso e totalmente ultrajante como " O Caderno rosa de Lori Lamby", de Hilda Hist, ou em e-mails remetidos para a pasta de rascunho. Ai me poupe, é o cúmulo da solidão, mas se não tiver outro recurso e daí?

Talvez você prefira enviar para aquele bom e velho amigo que, além de aguentar nossas lágrimas, lamentos e desabafos sem fim, ainda se sujeita a ler e interagir com as nossas "bem traçadas linhas".

ATENÇÃO! Esteja preparado para o cansaço do amigo(a) virtual, (afinal paciência tem limites e seu amigo(a) veio do barro igualzinho a você, então não espere dele nada além de uma solidariedade "terrena") e para sua caixa de mensagem quando avisar:

- Olá Maria das Couves!

Caixa de Entrada 0.

Algumas mais simpáticas (a sua cara e personalizadas) lhe gritarão gentilmente:

Amore, você tem zero mensagens, sniff!!!!

Por favor não cante: "Meu mundo caiu e me fez ficar assim". Acredite, ele está inteirinho!

Respire fundo e sob hipótese alguma exponha seu "lado negro" da indignação, mantenha-o bem afastado do seu mundo virtual, pois a Net tem o feio hábito de devolver tudo corrigido, atualizado e deturpado. Help! Melhor ficar na sua, não é mesmo.

Registre! Desabafe! E se ainda assim achar que não valeu a pena, que tudo isto é falácia por falácia, então sente-se no escuro, feche os olhos, respire fundo e conte até mil, pode ser que resolva.

5 comentários:

  1. .

    Tenho feito desta forma e foi
    assim que no escuro da minha
    sabedoria eu confundi criação
    com criatura.

    Seja bem-vinda às loucuras do
    mundo virtual.

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir
  2. Sento no escuro, fecho os olhos, respiro fundo e, quando volto à realidade, percebo que registrei, desbafei e confessei todos os meus pecados publicamente, através dos personagens que crio no Meu Universo Particular.

    Muito bom ler seus textos em um espaço só seu!

    Parabéns pelo seu Blog! Está muito bacana!

    Abraços carinhosos.

    Erica

    ResponderExcluir
  3. Partilhar é tão bom quanto necessário.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  4. .


    Não vou matá-la de curio-
    sidade. Confira no meu blog
    quem ficou com a boca cheia
    dágua.

    Beijos,

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    E o mais
    importante:
    O que faz sentido,
    está registrado
    para sempre
    em nosso coração...


    Vamos semear esperanças pelo mundo
    com os nossos mais bonitos sonhos.

    ResponderExcluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.