sexta-feira, 13 de maio de 2011

Espalhar pedras, ajuntar.

Por Vitalina de Assis.

 
 
Somos tão conscientes do tempo e de sua ordem cronológica, que jamais  cogitamos na possibilidade de invertermos os ponteiros do relógio e contarmos o tempo  de trás para frente. Até que não seria uma má ideia. Imagine você: Quando crianças sonhamos em ser adolescentes. Na adolescência, no auge dos hormônios sonhamos com o fim das espinhas. Com a chegada da tão desejada maioridade, a transição para o poder de assumir-se (ainda que em tese) como um ser autônomo e responsável, tomamos posse do faço o que quero, ninguém mais manda em mim. Então percebemos que nem tudo é o parece ser, e da maioridade algumas vezes decepcionante,  visualizamos a maturidade, o suposto fim dos problemas... agora uma mente mais sábia e capaz de compreender quase tudo. Uma situação financeira e profissional definida,   um tempo de paz para gozar  de anos de trabalho,  netos , bisnetos e um merecido descanso em um céu quem sabe azul, ou em um nada absoluto, ou ainda um novo recomeçar, aqui, ali, e acolá.
A frase em destaque encontra-se  no livro de Eclesiastes 3:5 e é parte de uma reflexão sobre o tempo determinado para todas as coisas, é certo que existe um tempo para tudo debaixo do sol e muitas vezes não nos damos conta do momento exato para ir ou vir, fazer ou não fazer e ficamos à mercê do acaso. Estar à mercê do acaso é quase como não ser responsável, é outorgar a outros o direito que compete a mim sobre o gerenciamento da minha vida. Feito isto,  nos assentamos sobre nossas angústias, problemas e lançamos sobre o primeiro que nos mira com um olhar despreocupado, a culpa pelo desencanto que desaba sobre o nosso pequeno universo. Fácil agir desta forma, cômodo não assumir a consequência dos nossos atos ou omissões.
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras”... não parece haver aqui uma inversão da ordem? Já se viu espalhando pedras simplesmente pelo prazer de ajuntá-las depois? Não parece isto insano? Um despropósito? Um não ter nada mais sensato a fazer? Penso que a sabedoria de Salomão nos convida a reflexionar, olhar com outros olhos e quem sabe assumir novas posturas. Quantas construções precisam vir abaixo por que houve um erro qualquer e, derrubar, espalhar pedras é o caminho mais acertado? Vamos para o terreno das relações. Construímos relacionamentos, vamos juntando as pedras, colocando cimento, argamassa, dando um acabamento de luxo e de repente aquilo que construímos não oferece segurança, não nos proporciona abrigo e nem de longe se parece com o que havíamos projetado inicialmente. O que fazer então com aquele “elefante branco”?
Podemos estar cheio de apego por este “animal” tão diferenciado, mas acredite, ele não é dócil e cedo ou tarde, vai agitar a sua trompa e derrubar tudo sobre você. O que fazer? Esperar o circo pegar fogo? Esperar ser soterrado? Salomão nos dá a dica acertada. “Tempo de espalhar pedras”. Aqui começa o trabalho mais árduo, espalhar, antes porém, soltar. Como é difícil soltar as coisas, abrir mão da aparente zona de conforto. É como aquele chimpanzé que agarrou uma banana dentro de um vidro e ficou preso por não saber escolher entre largar a banana ou continuar agarrado a algo que não poderia alimentá-lo.
Não vi a cena, mas acredito que muitos morrem apenas imaginando a possibilidade de alimentar-se. Definham no sonho, no imaginário e,  quando se dão conta, se é que isto ocorre, o tempo se foi, não há mais nada a ser feito. Tempo de espalhar para ajuntar de novo. Espalhar, (separar a palha de; (os cereais) dispersar, mandar ao vento “pedras” que não são os cereais que alimentam, são palhas. Construímos com palhas disfarçadas em pedras uma bela construção, “eu sopro e vai tudo voar”, grita o lobo mau todas as manhãs e noites de nossas vidas, uma ameaça constante.
Até quando é possível suportar e viver sob ameaças? O tempo nos dita as regras, a sabedoria nos faz perceptíveis: espalhar, ajuntar novamente. Ajuntar de forma mais coerente com que acreditamos,  e com o que nos ensinou a maturidade, nosso empirismo vivenciado. Abrir mão da banana que nos mantém presos à ilusão de que o gargalo do vidro irá se ampliar a qualquer momento, ou quem sabe diminua nossa mão, e a banana também. Nem uma coisa, nem outra, não espere definhar afinal. Espalhe quantas vezes forem necessárias, ajunte, faça de novo, refaça de uma maneira diferente, mais saudável, mais flexível a ajustes.
E por fim: tempo de abraçar , e tempo de afastar-se de abraçar”.
Abrace você mesmo, sua vida, seus sonhos perdidos na falsa “arquitetura” desta obra de “palha feito pedras”. Deixe soprar o vento da oportunidade,  e reconstrua com sabedoria e quando tiver feito isto, abra seus braços, se solte, olhe ao seu redor, viva feliz afinal.
E para aqueles que,  ao invés da mão presa no gargalo estão presos em um abraço sem sentido, (pode ser este o "tempo de afastar-se do abraçar")   por que não tentar outros abraços?

18 comentários:

  1. No meu blog tenho amigo que
    me beija a face. Tem os que
    a testa e até o nariz me
    beijam. Tem uns que beijam o
    meu coração e outros beijam a
    esmo, mas na minha alma...
    Só você me beija.

    É sempre um prazer dividir
    a lousa com você

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras, profundas e revigorantes para a alma, parabens poeta dessas palavras. Obrigada por estares perto de mim. As poesias refletem o nosso ser. Amei de verdade pelo teu ensinamento.

    Abraços querida!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! que lindo querida, palavras que me fazem refletir. Amei esse texto, palavras bem postas que nos passa um momento para nós mesmas. Gostei, vou voltar sempre.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vitalina,


    Sensível e reflexivo texto ...
    Adorei !




    Bjo e um Dia de Paz.

    ResponderExcluir
  5. Vi!

    Texto Maravilhoso... É Vi, estar disponível para o acaso é estar indisponível para os nossos desejos. É delegar autoridade e propriedade a qualquer outro ser que se aproxima da nossa realidade.E, SIM, nesse processo esquecemos que "existe um tempo para tudo debaixo do sol". E às vezes é preciso cair, tombar, desmoronar as nossas certezas para desejar um outro abraço: O nosso abraço mais sincero! Ou quem sabe "abraçar uma outra causa".

    Continuo repetindo: Ler você é um alento!

    Amo tudo aqui!

    Beijos, minha querida

    ResponderExcluir
  6. Retribuindo tua amávelvisita e as belas palavras. Querida, que texto lindo para se refletir. Acredito que há um tempo para tudo na vida, sinto seja este o do desapego, soltar as amarras, velhos conceitos... Por que não mudar? Rever nossas ações e tentar ser feliz.
    Beijos querida, junte-se a nós.
    Zelia

    ResponderExcluir
  7. Vitalina,

    Eu acredito demais no tempo, e adoro essa passagem biblica.
    O tempo pra mim é uma benção, um presente que Deus nos deu.
    O tempo ensina com o próprio tempo.
    E com o passar da idade, o tempo faz a gente desapegar de tantas coisas as quais julgávamos essênciais.
    Caetano Veloso canta que "O tempo é um dos deuses mais lindos".
    E é verdade.

    Um abraço imenso pra ti, e me é uma honra estar aqui!

    ResponderExcluir
  8. Vitalina. Obrigada pela sua amizade!
    Seu blog é maravilhoso!
    Lindas suas reflexões, o tempo é mestre paciente que ensina lições divinas!!!!!!!!
    Bj de luz!

    ResponderExcluir
  9. Amiga "VI",
    Basta ne sobrar "um tempo" e cá estou!!!!
    Sempre é muito bom!!
    Mais do que fazer a maquiagem para trabalhar, mais do que escolher a roupa confortável e adequada para o dia, pude vir aqui hoje e ler palavras que "acariciam" a minha jornada.
    Enchi meus pulmões, segurei o ar por alguns minutos e fiquei muito aliviada!!!!
    Trabalharei agora, mas tenha a certeza que refleti, isto mesmo, 1ª pessoa,pensei em mim!
    Obrigada!!!
    Beijooos
    Soninha

    ResponderExcluir
  10. Oii Amiga!!

    Perfeito esse texto!!
    Parabéns pelo blog...
    Muito obrigada por sua visita e pelo carinho a meu espaço...
    Tenha uma semana esplêndida!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Belissimo texto!
    Destaco o último parágrafo... nada mais exato!!!


    Beijos meus,
    AL

    ResponderExcluir
  12. Olá Vitalina,

    Belo texto!

    Obrigada por visitar e comentar no meu blog. Passarei por aqui mais vezes...

    Grande beijo para ti,

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. vim agradecer sua visita .

    vc exala ternura em teus textos, isso é raro.

    estarei sim, sempre por aqui.

    Obrigada.

    Beijao

    ResponderExcluir
  14. .


    Senti a tua ausência no Bar
    do Escritor. Foi com muito
    carinho eu fiz o texto e fi-
    quei te esperando, mas...
    Quando quiseres me procure
    por lá que eu te darei uma
    flor colhida aqui, na serra.

    http://bardoescritor.blogspot.com

    Um beijo.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  15. Uma perspectiva muito interessante de olhar para o tempo.

    Adorei!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  16. Comentário de selda moreira kalil em 27 fevereiro 2013 às 23:25
    (Transcrito da minha página, na Casa da Poesia que foi desativada.)

    Seu texto é bem reflexivo e merece ser lido com bastante atenção.
    Aplausos poetisa,pela sabedoria em escrito

    Grande abraço
    .

    ResponderExcluir
  17. Comentário de Mª do Rosário Nascimento Araujo em 26 fevereiro 2013 às 18:12
    (Transcrito da minha página, na Casa da Poesia que foi desativada.)

    Aplausos para você... Desconstruir-se é condição sine qua non para reconstruir-se...E se preciso for, sobre novas bases, se a velha ruiu...Reinventar-se é preciso...Adorei a reflexão e a forma da narrativa...
    ..

    ResponderExcluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.