quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sabonte e Água Quente.

Por Vitalina de Assis.









 A angústia é um ser intrigante! Quando penso que nos despedimos efetivamente, me surpreende em um abraço tão intenso, que chego a pensar ser amor, o que gentilmente me oferece.


Acordei com a ligeira impressão de que este dia, nada poderia oferecer que me entristecesse de alguma forma. Uma destas esplêndidas manhãs em que o nosso primeiro pensamento é de gratidão, e não importa se faz sol ou chuva.  Obrigada! Estou viva! Despertei! Despertamos incrivelmente mais leves, flutuamos como o vapor que nos aquece em um banho que promete lavar o corpo e deixar escorrer pela pele todo vestígio de sonolência, toda preguiça que ainda insiste. Desperta-nos a impressão de que sabonete e água quente, serão capazes de passar a limpo todos os sonhos, desfazendo pesadelos, energizando vontades e desejos. É assim que nos revigora o banho matinal? Possui tais poderes a água que escorre do chuveiro?

Pessoas mais sensatas afirmariam que tal banho,  em dimensões reais, não existe. A água e espuma que limpam o corpo não penetram na epiderme, não viajam até as entranhas do ser lavando alma e sentimentos, não concedem ao interior a essência aromática, não vaporizam deixando úmidas as paredes ressequidas. Sequer possibilitam aos espelhos do sentir uma névoa em que se possa rabiscar, escrever impressões aleatórias, imprimir desejos, forjar uma promessa.

Pessoas mais sensíveis viajam feito bolhas de sabão que se sentem livres para voar. Leves e flutuantes  possuem  o "céu"  como limite, entretanto de repente , pluft, explodem e segundos depois, quem ainda se lembra delas?  Não percebem sua existência efêmera, sua fragilidade pulsante, seu voo sem sentido para um pluft... nada a imprimir em azulejos, espelho, vidros. Sequer tocam o chão. Não nos sentimos da mesma forma, em 'dias especiais'? Leves,  flutuantes, intocáveis em um voo sem limites? Então a  realidade nos toca e compreendemos nossa efemeridade. Somos felizes na nossa  essência? Acreditamos em água morna e sabonete?

Banhada e sem consciência de que tudo isto ocorre em um simples banho, visto roupas previamente escolhidas, embora não tenha escolhido com igual zelo,  os sentimentos a cobrir outros desnudos. Saio semi-vestida sem a percepção  de que, a nudez exposta, compromete a sanidade emocional que requer manhã e dia. Sentimentos descobertos são convites irrecusáveis para que se cubra, a todo custo, tamanha exposição. Então minha leveza bolha de sabão, desnuda e vulnerável, sente achegar-se sorrateiramente, um véu pousando-lhe sobre os ombros como se fosse amigo (entretanto, sem aquela sensação de bem estar, segurança e afeto desconfia de suas intenções) aconchegando-se, sussurrando-lhe pensamentos imprecisos em uma sucessão lógica. "Sente-se tão eufórica e toda esta euforia, roubou-lhe o tempo de vestir-se adequadamente"? "Não se coloca a descoberto  sentimentos infantes". "Podes afirmar que o que sentes é suficientemente seguro de si?"

O tempo frio e úmido, bem  queria tocar-me,  no entanto, minhas vestes só permite-lhe passar ao largo, sem sequer encostar na  minha pele e apesar do desejo de eriçar meus pelos, afasta-se.  Inadequadamente vestida? Não! Mas como explicar a transitoriedade da minha alegria? Esta impressão tátil e o toque de aspereza sobre mim,  fora suficiente para alterar meu estado de espírito. Sinto-me escorregar pelo véu que dos meus ombros salta, estendendo-se sob meus pés. Escorrego por uma tristeza líquida, aquecida, um "me tens em seus braços" e apesar do desconforto, não ouso erguer-me.

À minha volta,  percebo um esforço redobrado do cotidianamente diferenciado chamando-me para observar o inusitado. Dezenas de garças graciosas, enfileiradas, altivas, imóveis mirando o céu  viravam-se lentamente em minha direção, algumas retornavam de um voo calmo e outras abriam as asas para voar. Ao lado, um bando de biguás mergulhavam cronometradamente em busca de alimento e seguiam mergulhando, alimentando-se. Busquei em vão  na minha memória, manhã semelhante, pareceu-me um espetáculo inédito e verdadeiramente o era. 

A vida pulsante, em uma ordem tão precisa, encantava meus olhos e sentimentos, lentamente senti-me erguer. Se o que está a seu redor se esforça sobrenaturalmente para chamar sua atenção, atente! Sustentável é permitir que seus olhos se  fartem da beleza, ao invés de  ficar  despertando dores que repousam. Tudo a seu tempo se acomoda, tranquiliza. Parecia-me  tolice imaginar que tamanho espetáculo, estivesse sendo orquestrado com o único propósito de fazer-me emergir da líquida tristeza aquecida, afinal, quantas vezes nos sentimos indignos de um olhar amigo, de um amor sincero, de um mover divino? Sem que me desse conta, meu estado de espírito agora diferente de minutos atrás, tornara-se alvo de uma ministração de doses de otimismo e inexplicavelmente, fazia-se nítida a impressão do banho - desliza sobre a pele sabonete e água quente, um sob a regência do ir e vir,  o outro, enquanto permite a torneira aberta, enquanto a mão não solta o sabonete e interrompe o prazer do banho.  Sentimentos descobertos, cubro. 


A angústia, como tudo mais, possui seus segredos, seus sabores, suas faces, seu jeito próprio, por vezes, torto, acertivo, insistente! A pitada, a gosto.

9 comentários:

  1. Simplesmente fantastico ,adorei muito ler este momento ,felicidades beijinhos Vitalina

    ResponderExcluir
  2. Hola guapa, hermoso texto un placer.
    te dejo mis saludos desde Valencia,
    feliz semana.

    ResponderExcluir
  3. Sabonete e água quente
    Diariamente, se banha com ela
    Sua pele macia, transparente
    Mais beleza tem o corpo dela!

    Acordou impressionada
    Com alguma tristeza
    Numa longa caminhado
    Se alegrou com a natureza!

    Bom fim de semana.
    para você, amiga
    Vitalina de Assis,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vitalina, e que tudo permaneça bem contigo!

    Intensos sentimentos teus expressos netas belas palavras deste teu pensamento!

    Assim como sempre tem sido por cá, belas postagens que sempre me encantam, parabéns!

    E já que por cá estou, agradeço por tuas gentis visitas e amizade, e por compartilhar sempre belos textos e tão belíssimas imagens também.

    E assim me vou deixando meu agradecimento e meu desejo para que você tenha em teu viver sempre esta felicidade intensa, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    As palavras
    que inspiram
    metáforas de vida,
    são para mim
    de uma beleza
    única...

    Que todos os dias
    os sonhos nasçam em ti,
    como nasce o sol pela manhã...

    ResponderExcluir
  6. Comentário de Luiz Mário da Costa em 10 fevereiro 2013 às 0:44
    (Transcrito da minha página, na Casa da Poesia que foi desativada.)

    - todos os seres são dotados de misticismos interiores, que nos chega de surpresa para desvenda-los, mas nossa sapiência busca desvelo para o inexplicável, Já que a mente é um emaranhado e mas ao mesmo tempo potencial: "mas como explicar a transitoriedade de minha alegria" eis a questão, talvez o sorriso seja o chá.

    Mário Bróis

    ResponderExcluir
  7. Comentário de JOSÉ CARLOS RIBEIRO em 24 janeiro 2013 às 13:26
    (Transcrito da minha página, na Casa da Poesia que foi desativada.)

    SIMPLESMENTE IMPECÁVEL ESSE SUBLIME TEXTO, QUE MARAVILHA

    ResponderExcluir
  8. Comentário de Mª do Rosário Nascimento Araujo em 23 janeiro 2013 às 16:49
    (Transcrito da minha página, na Casa da Poesia que foi desativada.)

    Estou MARAVILHADA com seu texto, Vitalina! MA-RA-VI-LHA-DA! Andei por tantos lugares de mim enquanto lia...Me revisitei e achei muito bom fazê-lo...Obrigada pela oportunidade...Xero...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola amiga Rosário, obrigada pelo gentil comentário.

      Que bom que a leitura do meu texto te fez transitar por lugares, muitas vezes esquecido, em um canto qualquer de nossa existência. Há tanta coisa para ser resgatada, não é mesmo? Outras milhares para serem elaboradas e não poucas para serem deixadas lá, bem quietinhas, repousando, esquecidas.

      Fato é que a nossa história não se perde e não deve, em tempo algum nos envergonhar, pois tudo serviu para moldar a pessoa que somos hoje, e ainda que, em alguns momentos nos perguntemos, e daí? Qual o sentido de tudo isto? Basta termos olhos gentis e compassivos e veremos que todas as coisas, possuem seu propósito e que bem ou mal(depende do nosso estado de espírito nossa avaliação) pode-se reinventar de novo e de novo.

      Bjs,
      Vi.
      .

      Excluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.