quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Damos conta! Passe a régua.





No futuro não muito distante, acredito eu, os cientistas irão descobrir (se já não o fizeram) no DNA feminino, moléculas da "carência" , porque as da culpa, não tenho dúvida carregamos nos nossos genes. A culpa é edêmica, foi-nos atribuída lá no Jardim do Éden, quando o "perfeito" Adão, ao invés de proteger sua adjutora, foi logo apontando o dedo e dizendo para Deus: "Foi a mulher que tu me destes". Dividiu a culpa entre Eva e Deus, naturalmente. Hoje nos culpamos por tudo, somos apontadas como culpadas e no final das contas, imitamos Adão: "Ah Senhor, foi o homem que o Senhor nos deu, foi o homem que o Senhor não nos deu, foram os filhos que o Senhor permitiu que gerássemos, ou a falta deles". CULPA E CARÊNCIA", um casamento ideal e a morada perfeita: SEXO FRÁGIL, MULHER. Não é assim?

Se somos casadas, estamos carentes e culpadas; se estamos sozinhas, carentes e culpadas; se nos divertimos, carentes e culpadas; se dormimos o sono da depressão ou dos justos,  carentes e culpadas; se amamos em demasia, carentes e culpadas; se amamos moderadamente, carentes e culpadas; se não amamos, carentes e culpadas; se vivemos e curtimos nossa vida, carentes e culpadas! Isto parece-me uma sentença pronunciada ao som do martelo, no grande tribunal da vida: CARENTES E CULPADAS! E aquela estória de "ser inocente até que se prove o contrário?". Não funciona no nosso universo único e particular. Devem existir algumas heroínas divas acima deste patamar, o resultado final de anos de terapia, pensamentos positivos, e alguns segredos inconfessáveis. Fato é que estou por vias de regras: CARENTE E CULPADA, e isto não é apenas um sentimento a extirpar, talvez uma "hemodiálise" metaforicamente falando, com sua remoção hipotética da carência líquida e da culpa, substância tóxica que circula livremente em nosso sangue, dê jeito nisto. Filtrar, depurar sentimentos indesejáveis na alma, no coração, na pele, deveria ser algo simples de se efetuar, entretanto já podemos estar vitimados por uma insuficiência de amor próprio e neste caso, nosso sentir não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos de autopreservação. Sabemos porém, que tal tratamento não existe, que a carência não se retira em processamento mecânico, e a substância tóxica da culpa, não se apaga como se apaga um cigarro, como se apaga uma ideia. Anos de terapia? Talvez.

Vivenciando eu, conflitos familiares, uma amiga consolou-me com o seguinte conselho: "você precisa SE colocar em PRIMEIRO lugar, e no segundo: você é claro, no terceiro: você sem discussão, no quarto, você de novo, no quinto e olhe lá, você comece a pensar em outras pessoas. Cúmulo do egoísmo? Pode uma mãe priorizar-se tanto assim? Pode uma pessoa "egoístizar-se" sobremodo? Não sofreria esta pessoa uma retaliação da culpa? Bom, quanto a mim posso ser categórica! A "culpa" não pega leve comigo, sua retaliação é cruel!

Sem falar é claro, na "esperança" que se cansa e convenhamos, não é a varinha de condão a tudo realizar. O que sobra então? Um cansaço exorbitante, que horas, dias, meses, anos de sonoterapia, talvez não dessem conta de administrá-lo. Da esperança quero muito abrir mão, mas não se vive sem esperar que as coisas melhorem, não é mesmo? Então finjo! E o meu fingimento é tão convincente, que tem horas que penso realmente ter virado o jogo, então finjo mais ainda para não acordar, embora o sol já esteja aquecendo a janela. Amanheceu o dia, acorda sonhadora!

Outras vezes voamos, alçamos altas nuvens, pousamos, sem contudo aterrisarmos de fato. Fantasiamos amor, uma vida de completude, situações onde nossa vontades e desejos supremos se realizam. Os dias passam, os anos nos envelhecem e nossos sonhos hão de envelhecer um dia.

Quanto a carência, será que um dia ela seca? E a culpa? Bom, esta parece indivisível, imortal e segundo a sabedoria de almanaque - "se não podes vencer seus inimigos, alie-se a eles". O que isto significa? Não sei ainda, mas se olhar na direção contrária, se mudar de rua for a saída, que os meus olhos não me traiam e que tais ruas não se transformem em becos sem saída. Meu pensamento? "que estas ruas brilhem com pedrinhas de brilhantes, para o meu, para o meu amor passar". E antes que pense em um amor de calças compridas, cabelos prata estonteantemente perfumados e um olhar sedutor - te quero mulher só minha, que desfile primeiramente o meu "AMOR PRÓPRIO"! “Eu” em primeiro, “eu” em segundo, “eu” em terceiro, “eu” em quarto, em quinto... E a culpa? Do outro lado da rua, na paralela da minha vida e em direção oposta, obrigatoriamente oposta.

Conviver com esta dupla não é nada fácil! Mas fomos forjadas para vencer a dor e seguir adiante. Hoje possuímos a vantagem de sermos seres livres, (?) diferentes de outras filhas de Eva do passado, submissas, escravas do lar e da condição "fique quieta", sem prazer e sem direito a ele. Hoje trabalhamos, sentimos prazer, somos o "macho" da casa e muitas vezes da própria relação, e pagamos um preço "desgraçado" por isto. “A quem muito foi dado, muito será cobrado”! Outra sentença, outro bater do martelo. Que venham as notas promissórias! Já provamos por alguns séculos, que damos conta do recado. Passa a régua!


19 comentários:

  1. Minha querida

    Um texto muito verdadeiro e onde em cada letra nos encontramos descritas.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  2. Como diria Renato Russo: "Sempre precisei de um pouco de atenção!"

    Texto interessante e verdadeiro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. .


    No princípio, o titubear das
    palavras. O estontear dos pen-
    samentos no durante e uma au-
    la de força e sabedoria para
    nenhuma Cleópatra, rainha e-
    gípcia que agitou o cenário
    político romano. Hatshepsut,
    a primeira faraó da história
    e Joana D’Arc, uma camponesa
    que ajudou a França a vencer
    a Inglaterra na Guerra dos
    Cem Anos botar defeito.
    Adorei o texto. Um beijo co-
    mo menção de honra.

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto,colocando o dedo nas feridas que tentamos esconder,em nosso status superior de mulheres totalmente livres e independentes...e não temos,mas carecemos,de prïncipes que surjam em cavalos brancos e nos levem para um reino distante,um Richard Gere talvez,que nos eleve ao sonho de "Uma linda mulher".

    Podemos sentar e conversar horas e este assunto não se esgotarä(desculpe o uso da trema,não tenho acento agudo).
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Não somos tão diferentes assim, em primeiro lugar!
    Em segundo lugar virarmo-nos para nós, não é egoísmo... mas sim a condição de nos encontrarmos para podermos ir ao encontro dos outros.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Sem palavras!
    Isso! Sem palavras!
    Certeira, autêntica, verdadeira, um autêntico vendaval em mentes instaladas...
    Posso dizer-te uma coisinha?? Continua...e publica! Aposto que com essa força fantástica vais ser um sucesso!
    E continuo...sem palavras!
    Fantástica
    Bravo, querida VI!
    Ah! E aquele abraço!

    ResponderExcluir
  7. sem saber o que dizer diante destas palavras transcritas com tanto fervor
    tens garra no que escreves amei seu espaço beijos bom fim de semana e feliz Carnaval

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga

    Penso que a exigência
    da sociedade atual
    sobre a mulher,
    tira dela muitas vezes
    a maravilhosa capacidade
    de sonhar,
    de viver,
    de sentir
    e ser plena.


    Que sempre existam
    sonhos a habitar teu coração.

    ResponderExcluir
  9. Oi minha linda, tenha um ótimo final de semana, bjus...

    ResponderExcluir
  10. Olá, Amiga..
    Obrigada pela visita!
    Muito bom receber um Blog que atende a massa, mas nem sempre vai com ela, ou concorda plenamente..rs
    Abraços Carinhosos.
    Sandra,

    ResponderExcluir
  11. Amiga,viva intensamente este dia,
    Sinta o aroma dos mais variados prefumes,
    Muitas flores coloridas para você
    Neste dia especial
    Parabéns...
    Tem mimo para você...
    Beijos de luz
    http://mariaselmadr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. .


    O que eu vou dizer nada tem a ver com a sua
    postagem, mas com o seu jeito gostoso de
    falar com a gente. É doce deitar em um colo
    e sob um belo par de seios olhar para os
    olhos da cor que a sua alma acha que têm.
    É gostoso acordar de um sono e saber-se
    ao lado da mulher que fala sorrindo o que
    sorrindo lhe manda dizer a alma.
    É gostoso sonhar com alguém que tem voz ativa
    e mesmo que diva, humilde, diz ao que vem.

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  13. Oi minha linda, passando para te desejar um ótimo começo de semana, bjus...

    ResponderExcluir
  14. Querida, agradeço a gentileza da visita no meu Blog e teu generoso comentário.Volte sempre.Vim conhecer também, o teu espaço.Já me instalei.Saio daqui encantada com a verdade impressa no teu texto.Escrevestes lindamente sobre as nossas carências, as nossas culpas e a nossa fortaleza para vencer todas as barreiras do dia a dia. Que venham as notas promissórias, mas que o encantamento nunca deixe de existir na nossa alma sonhadora.
    Mil flores para você.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  15. Oi querida Vi
    ...e eu vim quase a correr para te ver por aqui...
    E...nada! Ah! vida boa!
    Mas eu preciso de te ver AQUI mais vezes! Vá, outro tema, como só tu sabes!
    Um grande abarço:)

    ResponderExcluir
  16. Muito já foi dito sobre teu escrito admirável!
    Parabéns e bom fim de semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga, ótimo post, ótima semana para ti, bjokas...

    ResponderExcluir
  18. Querida amiga, que texto, quantas verdades expressas em palavras, estou encantada com seu blog.
    Realmente passa a régua, sem mais palavras.
    Beijinhos carinhosos para ti querida.

    ResponderExcluir
  19. Comentário de Luiz Mário da Costa em 13 fevereiro 2012 às 21:57
    (Transcrito da minha página, na Casa da Poesia que foi desativada.)

    - diante do teu relato, que palavras poderei usá-las para te trazer vocábulos de conforto. De uma coisa eu tenho certeza, seu incontido berro exteriorizado, ameniza; creio. Diante de tantas verdades, que expressão poderei usar para detonar feito dinamite isto que está enraizado em tua alma, é necessário libertar a alma, para que o espírito que te rege (feito anjo da guarda) possa sobrenaturalmente te regozijar.

    São tantas verdades explícitas, que tremo nas bases por me meter a comentar, algo tão pertencente a ti, introspectivamente. Não há regras, não há conselhos neste momento, que possa remover repentinamente. Císifo, é este mesmo, que subia um monte com uma grande rocha, e ao descer o monte a rocha já estava lá embaixo e ele tinha que subir novamente o monte, fora um castigo e tanto, por ele ter traído um certo deus mitológico, por ser mitologia talvez não demos muita trela, mas ao refletirmos para a realidade acredito que aí vc se depara com uma situação correlata. Só duas palavras, Deus te proteja e dê forças para superar.,

    Beijo no teu coração Vitalina, menina de sorriso forte.

    ResponderExcluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.