quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Emergindo de um suposto caos.

Por Vitalina de Assis.

Algumas  vezes nos encontramos em situações que tiram o nosso chão, nos deixam meio aéreos, sem rumo, com aquela expressão aparvalhada ou assustada “Onde estou? O que restou de mim? Ou ainda mais dramalhão mexicano, o que vou fazer agora? Nem se preocupe, o mundo continua girando e a ordem natural das coisas é “assentar” para um novo movimento.

Esta semana vi um vídeo em que um gato foi colocado sobre o lombo de um cavalo para um inusitado passeio e em um determinado momento começou a escorregar, então cravou suas unhas para tentar segurar-se e o cavalo, é óbvio, não gostou nada disto, deu um coice e arremessou o bichano pelos ares e ao cair sobre as quatro patas (como sempre caem os gatos) disparou em uma fuga cinematográfica. Imagino que não queira tão cedo,  cavalgar novamente.

Montaria de lado, voltemos ao nosso universo comum. Um detalhe porém precisa ficar muito claro, tão claro quanto a luz do sol: Sou eu e não o outro, ou situações, que determinam meu movimento. Sou eu o caçador e a caça, sou eu o gerenciador e gerenciado, sou eu o autor e coautor da minha própria estória.

É certo que podem haver passeios inusitados em lombos equinos, garras que insistentemente tentam manter-se agarradas a algo, ou a alguém, mas acredite, um coice sempre há de impulsionar para cima e como um felino, cair de pé é o natural.

O que dizer porém desta prostração que insiste em manter-me presa ao chão como se dele viesse o oxigênio que respiro? O que dizer do uso que faço de todos os direitos do mundo de sentir-se um zero à esquerda? Afinal minha nova canção dita um novo tom gris: “meu mundo caiu e me fêz ficar assim”! Convenhamos, seu mundo não pode ser tão insustentável e digo mais, seu mundo é o que você determina que seja, ou em outras palavras, você decide, escolhe, cria, modifica, recupera ou faz um novo.

Particularmente prefiro a última opção.


Fazer, criar um novo mundo, arquitetar meu universo e fazer uso para tanto do meu individualismo, pois ao contrário do que se prega, somos um indivíduo inserido em uma coletividade e quando exerço o meu individualismo (esqueça o egoísmo, não é a isto que me refiro) fico ciente de que “o sucesso é individualista – não socialista”.

Fico ciente de que sou eu que tenho que estabelecer meus objetivos! Sou eu que tenho que tomar minhas decisões pessoais. Sou eu que tenho que fazer com que meus sonhos se realizem. A sociedade não é responsável por dar-me o que quero, tampouco o outro.

Sou eu que tenho que fazer com que as coisas aconteçam. Devo partir do pressuposto de que nasci sozinha, morrerei sozinha e sairei vitoriosa ou fracassada sozinha. (Atenção: não estou apregoando o eremitismo.) Outras pessoas podem ajudar, mas eu, somente eu, posso construir meu sonho, dar vida ou deixá-lo morrer. Posso permanecer “assentada” ou orquestrar meu próximo movimento.

Intertextualizando com meus últimos textos: Somos a única criatura do universo capaz de exercer a imaginação criativa, livre o bastante para sonhar e mudar nosso destino, ou quem sabe apenas florescer e inspirar outras vidas.  E... experimente  ser um beijo, prova viva e incontestável, um totem em celebração e agradecimento à vida.

13 comentários:

  1. Temos a tendência de culpar os outros pelas coisas que acontecem em nossa vida. Culpamos o outro por não ter estudado, por não ter amigos, por não ter tido uma carreira de sucesso. Enfim, vivemos nos boicotando achando desculpas para nossos medos de mudar o rumo da nossa própria história. Medo de ousar um projeto novo, medo de recomeçar quando um relacionamento já deu tudo o que tinha que dar, medo do novo!
    Realmente, somos os únicos responsáveis por nossas escolhas. As dificuldades da vida estão aí para nos ensinar e nos fortalecer para outras que virão e não para nos manter presos a elas. Ser triste ou feliz é uma questão de escolha. Lembrando que ambas não são permanentes. Elas oscilam em momentos diferentes de nossas vidas. Resta-nos ter sabedoria para tirar proveitos de todos estes momentos.

    Sucesso pra vc.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Vitalina, seus textos são verdadeiros tônicos para a nossa lida diária. Remeti o mesmo para uma grande amiga que está passando por um momento muito difícil e o que é pior, deixou de acreditar em si mesma. Acredito que repensará sua postura após ler este.
    Muita luz e sabedoria para você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da ideia do individualismo em meio ao coletivismo e muitas vezes acaba confundido com o egoísmo, tipo a pessoa só pensa em si. Egoísmo para mim tem um agravante que o individualismo não possui, o egoísta sofre e baixa estima e o individualista a meu ver, não, pelo contrário. Se ama, respeita, luta por seus ideais, se não houver esta força em querer o bem próprio e o realizar-se como pessoa, como pode estar de bem com o outro? E se as coisas não estão em harmonia no seu mundo, sabe que só compete a ele , trabalhar para mudar.

    Gostei muito.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Vita, suas palavras chegaram em boa hora, um bálsamo neste meu momento tão doído. Refrescou minha alma, transmitiu-me força e reconquistou a minha esperança por dias melhores e mais do que isto, mostrou-me o quanto de mim é necessário para esta empreitada. Perfeito: "Convenhamos, seu mundo não pode ser tão insustentável e digo mais, seu mundo é o que você determina que seja, ou em outras palavras, você decide, escolhe, cria, modifica, recupera ou faz um novo." Como na figura, pego o meu mundinho um tantinho caótico em minhas mãos e dou um beijo e sussurro: Vamos melhorar juntos este nosso mundo único e intransferível? Obrigada de coração. Deus tem estado em sua mente e coração. Seja cada dia mais iluminada e feliz na realização dos seus sonhos. Publique logo.
    Bjs e sucesso irrestrito.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto, proporcionou-me uma deliciosa reflexão e porque não, uma mudança em algumas ideias e comportamento.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Querida Vitalina!

    Mais uma vez seu texto caiu como uma luva! A vida é movimento. E reconstruí-la, mudar o caminho, recomeçar, faz parte desse movimento. Para algumas pessoas ela se faz quase estática; para outras o movimento é tão intenso, que às vezes desanima. Mas o importante é atravessar a opnte e chegar do outro lado. Eu deixei de contabilizar recomeços e vou caminhando até conseguir chegar, sem perder a esperança.

    Bela reflexão!

    Bjs.

    Keka

    ResponderExcluir
  7. Mergulhando em um novo caos.

    Por No Law

    Talvez eu não tenha razão quando tento fazê-los a olhar ao mundo na ótica de um animal irracional, mesmo que somente por um instante.

    Quando o mundo em conjunto com os nossos pés nos colocam em situação adversa, nós por instintos reagimos, aqueles que tem garras as usam, cravam com força, lutam pela vida que lhe parece estar ameaçada. No entanto nós não devemos ser ingênuos e não esperar que não haja o retorno de nossas ações, por vezes a reação vem de forma leve como uma brisa do mar, outras tantas vezes vem pesada com um coice de um cavalo.

    O novo atrai aos que tem espírito aventureiro, o novo parece ser um belo campo onde eu posso plantar aquilo que eu acredito ser melhor para mim. Esse campo não é inabitado, pessoas vão e vem por esses campos e vem a beleza que ele tem, portanto que direito tenho de agir sem pensar nas conseqüências, e por assim dizer sem pensar nas outras pessoas?

    Posso até encontrar razão em minha revolta interna, mas por viver em sociedade a minha razão não deve jamais ultrapassar e ferir o direito que o próximo tem, e o direito que preservamos tem um fundamento ético, e desta pensamos estar plantando coisas boas, vivemos coisas que nos fizeram pensar e agir desta forma, sofremos todos os dias com essa falta de ética e que são praticadas por pessoas que deveriam pregar a boa conduta, pois nós é quem damos poderes a elas, mas pelo contrário o poder que essas pessoas tem lhe fazem cegos sobre as conseqüências de seus atos, portanto o egoísmo fica evidente e o que fica é a decepção.

    “Um dia a gente aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.” (Shakespeare)

    Eu penso que as pessoas tenham que agir só, viver só, somente quando o mundo virar as costas a elas. Ultimamente aconteceram fatos que mudaram nossas vidas, desastres levaram muitas pessoas queridas, invariavelmente todos nós perdermos alguma coisa, o sofrimento alheio nos assola, mesmo aqueles que de coração duro, mesmo que esses não saibam e não percebam. Mas por outro ângulo ganhamos quando vemos pessoas se doando a troco de nada, dando mais do que recebendo, somente para fazerem que o fardo de outrem seja menos pesado. Mas se essencialmente fossemos individualistas o sofrimento seria maior, se é que é possível ser maior. A solidariedade que vemos, aquela que o vil metal jamais comprará é a forma pura de uma idéia socialista, e acredito que a idéia socialista não deva ser uma forma de governo, acredito que ela deve partir do inconsciente de cada um, e assim inexplicavelmente os somos. É nessa troca recíproca de amor e respeito incondicional que vejo um verdadeiro beijo!

    E vale lembrar todos nós temos nosso momento SPIKE (mesmo quando não sabemos o que esse momento significa :])



    Obs. Existe uma terra em que eu acreditava ser um lugar ideal para o florescer de belas flores, mas na data 16/02/2011 pude testemunhar que lá existe uma arma repugnante contra o livre pensamento, que é a censura.
    Aqui fica expressa a minha solidariedade, e acredito que não é a forma correta de querer que algo mude.

    Viva ao livre pensamento.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Hola No Law!

    Sou aversa a censura, mesmo porque elas são reflexo do medo, do medo exterior e se já lidamos com tantos outros interiores, prefiro gastar minha energia com estes, porque são eles que possuem o "dom" de nos parar. Quanto aos externos, me impulsionam cada dia mais.

    Que tal você sair do seu medo e se nomear? Comentários anônimos refletem fraqueza e descompromisso com a verdade.

    Avessamente, tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Precisaria chegar ao seu pensamento de alguma forma, e fiz da mesma forma que fizeste. Eu condeno a forma de divulgar o blog, ter um blog é uma bela iniciativa.

    Um beijo em seu coração, agora que minha suplicas serão em vão, já que não vão mais aceitar suas colunas em lugares impróprios. Não terei mais subsídios para uma eventual indagação.

    Por No Law

    ResponderExcluir
  11. 'É certo que podem haver passeios inusitados em lombos equinos, garras que insistentemente tentam manter-se agarradas a algo, ou a alguém, mas acredite, um coice sempre há de impulsionar para cima e como um felino, cair de pé é o natural.'

    SENSACIONAL! amei essa parte.. incrível!

    ResponderExcluir
  12. Oi Vitalina.

    Emergir!!! Esta é a idéia. Quantas vezes precisamos emergir de nossos pensamentos mórbidos, que como predadores querem nos sugar e minar nossos sonhos, só emergindo mesmo e com força. Adorei seu texto, e se posso dizer, energizou-me nesta manhã.

    Bjs.
    Fica bem.

    ResponderExcluir
  13. .

    Foi comovido que eu li o que você
    disse achar de mim. Copiei a sua
    tese e entre os mestres de todas as
    artes recolhi um dez da cátedra
    exigente do meu amor.

    Desculpe, mas eu te amo...

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.