quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Coração de mulher?

Por Vitalina de Assis.
(Postei no dia  19/08/2010 na coluna do  Dr. Alessandro Loyola)

Inicio meu texto citando um bordão que prolifera como ervas daninhas em lábios masculinos e que se não enobrecem as mulheres, (acredite, isto não nos lisonjeia) serve de desculpa esfarrapada para homens incapazes de compreender a alma feminina, seu mundo interior e suas curvas. “Mulher é um bicho complicado”!

Quantos bichos machos em um dia sem sol e cores não verbalizou em alto e bom tom sua inaptidão, (ignorância) de forma a lançar sobre a fêmea a total responsabilidade de não ser compreendida ou aceita? Atire a primeira pedra quem não nunca fez isto. Homens são mestres nesta escola, embora existam alguns protótipos que fugiram da linha de produção em série e são dádivas no universo feminino. Alguns certamente transcenderam no trato e conhecem, compreendem e aceitam o “coração de mulher”. Sabem que o “complicado” está fora e nunca dentro da mulher ou atrelado à ela.

Coração de mulher não se obriga a ter ritmo e compassos, seu tempo não se agrupa em valores iguais e não se fixam dentro de divisões de pautas musicais, não se pode reter sua melodia que é livre para tocar, e sonhar sem territórios demarcados.

Coração de mulher é sensível e único no sentir. Sabe ser generoso em situações altamente duvidosas, sabe doar e se dar como se isto fosse parte de sua pele e, realmente o é.

Coração de mulher sabe perdoar, aceitar riscos e perdoar… incontáveis vezes. Conhece o segredo da alquimia, é capaz de transformar em ouro, metais sem valor. Não se formam em Universidades “especialistas de coração” capacitados para tratar ou compreender o coração da mulher, porque o mesmo, não se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda, onde podemos facilmente localizar o coração humano.

Coração de mulher possui outro endereço, localiza-se por todo o corpo, está entre a epiderme, a derme e o hipoderme subcutâneo, no entanto é capaz de estar além ou ocultar-se em mais de três camadas.

Coração de mulher não é possível pegar entre as mãos, e nem sequer tocá-lo com os dedos. Difícil é tratar um coração assim , mas pode-se compreendê-lo perfeitamente. Somos seres únicos, reconheço.
Mas não somos, sob hipótese alguma, “Ô bicho complicado!"

Seja “competente” amigo macho e mude sua linguagem, quem sabe assim, você possa desmistificar este mito.

9 comentários:

  1. Querida Vitalina,

    Coração de mulher é o lugar onde habita um dos mais nobres sentimentos: A generosidade! Somos tão generosas que às vezes aceitamos esses ditos infames.

    Amei o trecho "Coração de mulher sabe perdoar, aceitar riscos e perdoar… incontáveis vezes. Conhece o segredo da alquimia, é capaz de transformar em ouro, metais sem valor."

    Belíssima reflexão, como sempre! Você sim é incrível!

    Ah! Seu Blog está cada dia mais bonito. Parabéns!

    Bjs.

    Erica

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitalina,

    Gostei muito da sua reflexão. Coração de mulher carrega em si um doce mistério que homem nenhum é capaz de desvendar. Melhor assim! Isso nos faz únicas!
    Abraços
    Malu

    ResponderExcluir
  3. Oi Vitalina,

    seu texto deveria ser lido por todo macho deste planeta, rs. Eles adoram dizer que nós é que somos o complicador da relação, quando na verdade são eles (toda regra tem excessão) que não possuem sensibilidade para compreender o coração feminino. Fantástica sua colocação. Fui conferir o artigo do Dr. Alessandro e o seu foi um complemento perfeito. Parabéns. Amei seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Em cada poro, em cada fio de cabelo, nos pelos, está meu coração.
    Como você, estou brava. Fui taxada de louca, porque senti muito antes das palavras serem ditas. Li os pensamentos e reagi.
    O tempo é o melhor remédio alguns disseram, mas não concordei, quis provar que estava certa. Enfraquecida, fui vencida!!!! Há forças que não intui.
    O tempo é o melhor remédio, agora entendi!!! Somente ele provará a minha certeza, a minha intuição de mulher.Talvez demore, mas não há outro remédio.
    Mulher, mulher!! Como é difícil! Primeiro sente antes de acontecer - intuição, depois erra, porque não calcula a força do inimigo. Para onde foi a intuição?
    O tempo é o melhor remédio. Minha intuição está gritando, mas aprendi, a espera é no silêncio. Os inimigos são traiçoeiros.

    Temos intuição ou é o coração?

    Não entendeu nada... Só leia. Sinta com o seu coração de mulher!!!

    ResponderExcluir
  5. Comentário de Manuela Vieira em 8 março 2013 às 20:40 (Transcrito da minha página na Casa da Poesia que foi desativada.)

    Um texto dirigido aos homens, com a franqueza de uma mulher determinada. Faz falta mais textos destes porque, apesar de acharem que mulher tem mistério, não tem mesmo, é transparente quando se entrega e ama a quem a ama a ela. O resto.......... pois, muito cuidado.... então aqui é que começa o mistério.

    Um abraço poético
    Manuela
    .

    ResponderExcluir
  6. Comentário de Helio José da Silva em 8 março 2013 às 18:40 (Transcrito da minha página na Casa da Poesia que foi desativada.)

    Olá, um belo e consistente texto, onde se nota uma mulher decidida que não aceita rótulos, parabéns, adorei.
    .

    ResponderExcluir
  7. Comentário de selda moreira kalil em 8 março 2013 às 17:19 (Transcrito da minha página na Casa da Poesia que foi desativada.)

    Nossa que texto lindo minha amiga,,,Estou tão encantada que copiei este texto e postei para alguns amigos ( CLARO QUE COM OS DEVIDOS CRÉDITOS ) Espero que vc nao se importe poetisa,pois me apaixonei por cada linha em escrito.

    Aplausos pelo seu,pelo nosso dia ou melhor APLAUSOS PELOS NOSSOS TODOS OS DIAS RSRSRSR.

    GRANDE BEIJO
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Selda.

      Obrigada por compartilhar, e a propósito, seus amigos aprovaram o texto? rs

      Bjs,
      Vi.

      Excluir
  8. Comentário de GERSON ANTONIO ALVES em 8 março 2013 às 13:47 (Transcrito da minha página na Casa da Poesia que foi desativada.)

    AMIGA POETISA,A ALMA DAS MULHERES TODOS OS DIA REPOUSAM COM DEUS,E DURANTE O DIA REPARTE COM OS HOMENS.
    ..

    ResponderExcluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.