terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Abram Alas... 2011 chegou!

Por Vitalina de Assis.


 


Que ensinamentos assimilamos ao longo do ano que finda e o que gostaríamos de ter como certeza absoluta neste ano vindouro? Deseja uma certeza absoluta? Que tal? Você é especial, único e completamente capaz de mudar sua estória caso realmente queira.

O que aprendemos cabe a cada um de nós enumerá-los em um balanço e ao priorizá-los na ordem de sua importância tentar colocá-los em prática, pois um aprendizado (por mais difícil que pareça) precisa ser efetivado. É na prática e persistência que adquirimos destreza. Sugiro também que faça hoje mesmo uma lista dos seus pertences (inclua tudo, verá que sua vida não foi um desperdício afinal e que seus ganhos foram no mínimo, significativos.) Não esqueça de listar o "pessoal" e lembre-se, as pessoas com as quais convivemos e amamos são o maior acervo que poderíamos conquistar ao longo de nossa existência. São poucos? Muitos? Uma torcida inteira? O que importa é a qualidade do vínculo, do apreço. Coleções às vezes só ocupam espaço e empoeiram esquecidas em algum canto, outras servem apenas como fermento bolorento inchando o orgulho de quem as possui. Só você determina o que te faz realmente feliz.

Liste os bens que você possui em casa começando por ela, naturalmente. (Aluguel? E daí? Com determinação e esforço é possível mudar isto.)

    a) Tenho um teto sobre a minha cabeça. (Não foi preciso dormir embaixo de uma ponte, embaixo da marquise de uma confeitaria, ou em um lote vago ontem à noite.)
    b) Tenho com o que me alimentar. (Não precisei mendigar comida e tampouco revirar o lixo.)
    c) Tenho pessoas queridas que zelam e se preocupam comigo. Não estou abandonado, esquecido, ou jogado às traças e ainda que o “distinto” ou a “distinta” tenha partido em direção oposta, sempre há um ombro amigo e uma palavra de conforto, além do que, a fila anda e a vida continua, oras!
    d) Que beleza! Tenho a propriedade inalienável de sonhar, estabelecer meus objetivos e fazer algo de bom e construtivo com a minha vida. Nada como um dia após o outro, um recomeçar oportuno, um rever de posicionamento, uma ATITUDE!
    e) Possuo a fé que me permite enfrentar todos os amanhãs. Se considera-se um ateu, por que então ao dormir ontem planejastes seu dia de hoje, ainda que teoricamente? Porque teve fé de que acordaria, porque tem fé na vida? Porque acredita que sua existência não se formou no limo? Alguém te projetou e dotou-o de capacidade.
    f) Tenho um trabalho a fazer. (você pode até não gostar do que faz, mas o que tem feito de fato a este respeito?) Sou mental e fisicamente apto para o trabalho, contribuo, faço diferença.
Acredite! A vida nos sorri festiva quando a visualizamos por outras perspectivas, quando enxergamos o que já temos de bom e reconhecemos sua generosidade para conosco. Não podemos esquecer de listar o nosso passivo. Se eles forem em número maior que os ativos estamos à beira da falência e precisamos de uma grande injeção de fé positiva e “mãos a obra”, é hora de virar este jogo! Somos seres únicos, especiais e amados por Deus, sendo assim podemos contar sempre com a sua ajuda.

Embarque neste novo ano carregando em sua bela mochila, uma dose exagerada de otimismo, uma porção considerável de sorriso, e uma fé inalienável em Deus e na obra prima de suas mãos, VOCÊ.

FELIZ 2011! Muita saúde e paz, e como cantou Rionegro e Solimões, “o resto agente corre atrás”.

9 comentários:

  1. Que texto maravilhoso. Gostei principalmente da parte que fala das coleções. Eu também acredito que o maior bem que podemos juntar é o sentimento e o aprendizado que adquirimos e compartilhamos com o nosso semelhante.
    Feliz 2011! Espero sua visita no meu blog. Estou começando... Quero ser como vc quando eu crescer (rs...) Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitalina!

    Amei este texto! Acredito ser este o momento oportuno para fazermos um balanço e tentar mudar algumas coisas. Quanto a embarcar no novo ano munido da tal mochila, muito providencial. Melhor mochila do que ser e carregar uma mala, não é mesmo?
    Felicidades e parabéns pelo blog. Execelente conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, principalmente quando diz para listarmos os nossos bens materiais e pessoais, só assim percebemos o quanto somos afortunados. Temos uma tendência de nos concentrar nas faltas e esquecemos mtas vezes de olhar ao redor. Agradeço a Deus por poder refletir com a ajuda do seu texto.

    ResponderExcluir
  4. Mais um ano repleto de ortunidades para melhorar e correr atrás do que ficou pendente.
    Seu texto clareou algumas de minhas ideias.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Estou escancarando todas as portas da minha vida, mental, espiritual e emocional para receber este novo ano. Estou com uma forte certeza de que será um ano maravilhoso e muito produtivo.

    Desejo-lhe muito sucesso em todas as áreas de sua vida. Amo tudo que você escreve.

    Bjs. Sandrinha.

    ResponderExcluir
  6. VITALINA,
    Lembra, eu sou a Sônia Lopes, que há uns meses troquei ideias com você na coluna de Sandra Maia, depois de ter visto o seu nome e por ser o mesmo de minha mãe? Não é um nome "qualquer" e, parece-me, também, que as pessoas que o têm, também são especiais. Você e minha mãe são "Ótimas".
    Passei maus pedaços este ano e "vocês" (as duas Vitalinas de minha vida) me ajudaram.
    Estou curando feridas em doses homeopáticas e o seu texto foi o que andei "fazendo".
    Estou recobrando minha auto-estima : gostei de saber que, embora sozinha, tenho tido atitudes acertadas.
    Já controlo a minha respiração e começo a aceitar o fato de que não preciso provar nada a ninguém. Quem não acredita em mim, dane-se!!
    ABRAM ALAS, pois a minha lista pessoal é maravilhosa.
    Não conserto tudo que estraguei pelo meu caminho, mas não me nego a fazê-lo!!!
    Por falta de tempo, ou ..., não mais comentei nada em coluna nenhuma. Cheguei aqui hoje! Não sou muito entendida em blogs, computadores, e-mails, etc..

    Quando

    ResponderExcluir
  7. Hola Sônia, lembro sim. Que bom te encontrar por aqui, fiquei muito feliz por ter notícias suas. Ficar sozinho é ruím, mas é um tempo precioso para o resgate de nossa identidade, do nosso norte, do nosso eu muitas vezes esquecido em função de A ou B. Quero convidá-la para ser minha seguidora, assim posso entrar em contato com você através do seu email. Fico te aguardando. Uma bela virada e ano novo que te surpreenda.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia!! Hoje, 01/01/2011!!!

    "Acho" que já sou sua seguidora, pois minha foto já ´aparece junto com os demais. Se não, oriente-me, pois estou conhecendo "O mundo" virtual e adorarei ser sua amiga seguidora.
    FELIZ ANO NOVO!!!
    BJOSSS

    ResponderExcluir
  9. Hola Sônia!

    Deu certo amiga, você já é minha seguidora. Me mande um email e falamos por lá, ok?
    viassislina@gmail.com

    Bjs e até lá.

    ResponderExcluir


Queridos!

Seu comentário muito me honra!

Sinta-se à vontade para avessar comigo.

Beijos e até.